Dicas para a escolha de Daminha e Pajem

1526337_634784539896395_394348861_n


Considerado um dos momentos mais engraçados do casamente, a entrada do Pajem e da Daminha de honra são sempre inesquecível. Muitos casais ainda preferem escolher crianças para esse papel, mas vamos dar dicas de como escolher sem erro.

Primeiro leve em consideração a idade, pois crianças muito pequenas podem ficar muito inibidas, seja por timidez ou nervosismo, e se recusar a entrar no local da cerimônia. Para evitar esse tipo de contratempo dê preferencia a crianças entre 5 e 12 anos de idade, de preferencia que tenha um certo de nível de intimidade com os noivas para que não fiquem tão assustadas com a quantidade de pessoas presentes. É importante mostrar para os pajens e daminhas que aquele momento é muito importante e alertá-las que um monte de gente vai ficar olhando para elas, além dos fotógrafos e cinegrafistas.

O corte deve ser feito pela intimidade dos noivos com a criança. Para que nenhum dos pais fique chateado é só considerar as crianças com quem os noivos realmente têm afinidade.

Quanto a quantidade de pajens e daminhas, não existe uma regra, mas antes de decidir deve-se levar em consideração o espaço da igreja ou local da cerimônia, para manter o equilíbrio visual e estrutural do evento. O ideal é contar com um pajem e uma daminha ou um pajem e duas daminhas. Também vale, ainda, ter somente o menino ou a menina.

Para que os pequenos se sintam mais seguros é importante realizar um rápido ensaio  que pode acontecer no mesmo dia do casamento. Para isso, é só solicitar aos pais que chegar 45 minutos antes da celebração para a cerimonialista fazer um teste. Lembrando que as coisas podem sair um pouco do roteiro quando a igreja estiver cheia, mas o ensaio pode minimizar os possíveis problemas. Para garantir a entrada das crianças sem choro, uma dica é posicionar a mãe delas lá na frente, próxima aos noivos, chamando discretamente os filhos. Assim os pequenos se sentem mais seguros e geralmente fazem o caminho de encontro à mãe.

10155978_691522570889258_310682083147137859_n

Uma prática bastante comum nos Estados Unidos é a escolha de adultos para essa função. Foi o caso do Príncipe William e de Kate Middleton, que escolheram os respectivos irmãos para as funções. Neste caso, os papéis do pajem e da dama ganham um sentido maior: eles podem acompanhar o noivo e a noiva nos preparativos e no grande dia, além de levar as alianças. Acho a ideia muito simpática. É uma maneira de homenagear os escolhidos. Alguns casais também optam pelos avós nas funções de pajem e dama e porta-alianças.

Outro dúvida que pode surgir está relacionada a qual roupa escolher para o pajem e a daminha. É importante tentar equilibrar os tons e não chamar muita atenção de forma negativa. Para não errar, use tons pastéis e discretos, especialmente se o casamento for durante o dia. Se for à noite, pode-se colocar um pouco mais de brilho, bordados e renda. As roupas devem oferecer conforto total, pois as crianças vão querer brincar e correr pela festa. Os trajes devem combinar com a roupa da noiva e com as cores da decoração e do buquê. Usar alguns detalhes nestas tonalidades dão um charme a mais. Já os pajens podem usar um modelo igual ao do noivo.

10349893_709320022442846_1280202715190591674_n

É de bom tom que, ao convidar pajens e daminhas, os noivos se ofereçam para custear os trajes das crianças. Mas se os pais dos convidados têm boas condições financeiras, isso não é obrigatório. O que a regra realmente pede é que os noivos arquem com as despesas do buquê, cabelo e almofadinha ou outra coisa que o pajem carregue.

Importante, acima de tudo, é fazer com que o dia dos pajens e daminhas seja muito prazeroso para eles também.

1897021_662374123804103_456266874_n

Depois de tudo no seu devido lugar, curta bastante a cerimônia e lembre-se de que momentos como esse ficam para sempre registrados, tanto na memoria dos noivos como dos convidados e dos pequeninos.

Fonte: http://julianomarques.com.br/site/?p=1107

Comente

Wordpress Themes - Best Wordpress Themes - free wp templates, wp themes - Website Ecommerce templates